quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Esther Papa de Terberg conta a história da Creche da Capela dos Navegantes na Vila Assunçao

A comunidade da Vila Guaíba comemorou em 20 de dezembro de 2005, a inauguração da nova sede da Creche Comunitária Capela Navegantes, na Vila Assunção, Zona Sul. A iniciativa foi resultado de parceria entre ABENSA, Ministério Publico, Governo do Estado, Empresa Capa Engenharia, Prefeitura e a comunidade da Vila Assunção.

A Sra. Esther Papa de Terburg, que foi a grande batalhadora da reforma da Creche Comunitária Capela dos Navegantes nos conta a história desta vitória para a cidadania em Porto Alegre:

“Em 2001-2002, a creche estava fadada a ser fechada por falta de condições na parte física do prédio, indo o processo parar no Ministério Público, nas mãos do Promotor Dr. Miguel Granato Velásquez. Além de nos dar um voto de confiança, o Dr. Miguel passou a ser um dedicado colaborador para que a creche conseguisse um terreno para construção do prédio que oferecesse boas condições para as crianças.

A partir deste momento, passamos a bater de porta em porta à procura de apoios para conseguirmos o espaço do DAER. O Dr. Miguel, do Gabinete da Primeira–Dama Claúdia Rigotto, o Eng. Roberto Niederauer e o Sr. João Jorge da Silva, diretores do DAER, e vereadorado Sofia Cavedon, na época secretária da SMED foram os que abriram as portas. Nesta caminhada estava sempre junto a coordenadora da creche Nilciomara Silveira, grande parceira.

Estando de posse da autorização de uso de uma parte do terreno do DAER, como construir?

Aí vem a maior, pois num domingo, num semáfaro, recebi um folder de propaganda da CAPA Engenharia e li nele sobre um projeto de Responsabilidade Social. Chegando em casa entrei no site, conheci a sua programação e no dia seguinte mandei um projeto nosso da necessidade do prédio. Meses depois, de muita marcação, recebemos a notícia de escolha do nosso projeto.

Mas, mas, sempre tem um mas, precisávamos da liberação do projeto da CAPA pela Smov e companhia limitada, surgindo empecilho por ser o terreno 30 metros do rio, que é proibida a construção. Aí entrou o bendito conselho do vereador Beto Moesh, construir não pode, mas reformar pode. Como tinha um prédio muito velho no terreno, foi reformado totalmente pela CAPA.

E entrando o Gabinete da primeira–dama Isabela Fogaça batalhando com rapidez a liberação do projeto foi inaugurada a Escola de Educação Infantil Capela Navegantes, para crianças de famílias de baixa renda.

É sua mantenedora a ABENSA, Associação Beneficente Nossa Senhora da Assunção, associação formada pela comunidade paroquiana da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e moradores do bairro Vila Assunção.

A partir de 2005, assumiu a presidência da ABENSA, a nutricionista voluntária desde a sua fundação Vera Vogel Grijó, tendo também sido presidente de uma gestão, trabalhando com muita garra, firmeza, dando a creche, hoje chamada de escola infantil de alta qualidade em todos os setores, contribuindo assim com o bem-estar das crianças que ali se encontram.”

A Sra. Esther Papa de Terburg nos orgulha a todos na Assunção, nos orgulha por seu pelo seu trabalho, mas também como ela própria diz: “confesso que sim e muito, como também sou orgulhosa de um casamento de 41 anos com Carlos, com meu casal de filhos, nora e genro, como também orgulhosa dos meus cachorros falecidos e os vivos também. E um pouco de gás ainda, para iniciar desde o começo uma nova caminhada , agora direcionada a Terceira Idade. Vamos ver ...” completa ela.

Nenhum comentário: