quarta-feira, 21 de dezembro de 2005

Inaugurada Creche Comunitária na Vila Assunção

21/12/2005
Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

Fogaça e Isabela inauguram Creche Comunitária Capela Navegantes

Prefeito inaugura creche comunitária na Zona Sul da Capital

A comunidade da Vila Guaíba comemorou a inauguração da nova sede da Creche Comunitária Capela Navegantes, na Vila Assunção, Zona Sul, na tarde de ontem. A iniciativa é resultado de parceria entre Prefeitura, Governo do Estado, empresa Capa Engenharia e a comunidade da Vila Guaíba. O prefeito José Fogaça e a primeira-dama Isabela participaram da cerimônia de inauguração do prédio que irá abrigar 50 crianças da região.

O engenheiro Carlos Alberto Schettert, abriu a cerimônia e anunciou o nome de todas as empresas que contribuíram na construção do prédio. Schettert observou que a realização do projeto só foi possível pela colaboração de todos os parceiros envolvidos e destacou a participação da Prefeitura, por intermédio do gabinete da primeira-dama, que garantiu a aprovação e a liberação do projeto nos órgãos municipais. Conforme o empresário, a creche foi construída em terreno doado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e totalmente financiada pela Capa, com o custo total de R$ 265 mil. Instalada há 12 anos no salão paroquial da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, a creche atende atualmente 25 crianças da Vila Guaíba e comunidades do entorno irá duplicar seu espaço de 100 para 277 metros quadrados.

A presidente da Associação Beneficente Nossa Senhora de Assunção (Abensa), responsável pela administração da creche, Esther Papa Terburger, também falou sobre a atuação do poder público municipal e citou as 13 secretarias de governo envolvidas no processo. Para a presidente da Associação de Moradores da Vila Guaíba, Nilciomara da Silveira, o novo espaço vai trazer mudanças na vida dos moradores. "Uma grande rede de solidariedade se formou. Foi um maravilhoso presente de Natal para a comunidade", disse ela.

Fogaça observou a integração entre os setores público e privado e as comunidades da Capital em benefício da população carente e explicou que a participação da Prefeitura se deu pela criação de um comitê gestor que trabalhou de forma concentrada e atuante, envolvendo mais de 10 secretarias municipais, para a produção de resultados rápidos e eficientes. "O que tivemos aqui foi um conjunto de ações, energias e vontades articuladas que derrubaram os obstáculos da burocracia e garantiram o atendimento a quem precisa", afirmou.

Conforme o prefeito, por intermédio do gabinete da primeira-dama, a Prefeitura irá concluir outras 35 creches, aprovadas no Plano de Investimentos do Orçamento Participativo de 2001 a 2004. Fogaça observou ainda a necessidade da ampliação dos convênios da instituição com a administração municipal. Administrada pela Abensa, a creche é mantida por convênios com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Banco de Alimentos.

Ainda durante a cerimônia, Fogaça entregou à presidente da Abensa, o certificado de conclusão da obra, o Habite-se, expedido pela Secretaria Municipal de Obras e Viação. Ao término da inauguração, as crianças assistidas pela creche realizaram uma apresentação musical com canções natalinas e todos acompanharam a bênção ecumênica do pároco da Igreja Nossa Senhora da Assunção, Clóvis Quadros.

Também participaram do ato, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude, Promotor de Justiça, Miguel Velásquez, o diretor administrativo do DAER, Adroaldo Konzatti e a secretaria municipal de Educação, Marilú Medeiros.

Nenhum comentário: