sexta-feira, 30 de maio de 2008

ZH Zona Sul (30/05/08): Pontal do Estaleiro passa por avaliação

Hoje uma carcaça à beira do Guaíba, destoante entre a moderna construção da Fundação Iberê Camargo e as obras em andamento do BarraShoppingSul, o Estaleiro Só volta à pauta da cidade. Na segunda-feira, dia 26 de maio, entrou em discussão preliminar na Câmara de Vereadores uma proposta sobre o projeto Pontal do Estaleiro.

O projeto de lei do vereador Alceu Brasinha (PTB) pede alteração de uma lei municipal de 2002 - que veta o uso residencial da área entre a Avenida Padre Cacique a o Guaíba pelo risco de inundação. No pedido que está em avaliação pelos vereadores, consta a abertura de vias públicas, tornando o local um loteamento, e a construção de um sistema de proteção contra enchentes. Também prevê praças e o uso público de um trapiche de 140 metros. O terreno é privado, adquirido em um leilão após a falência do estaleiro, mas essas medidas, que já constam no estudo, permitiriam o uso de determinados espaços por toda a população.

Edifícios residenciais, salas comerciais, áreas de lazer e marina darão uma nova cara ao local. O estudo passou por setores técnicos do Executivo - os conselhos Municipal do Meio Ambiente, Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) e do Plano Diretor - , que aprovaram o uso misto (residencial, comercial e de serviços) para a área, segundo a assessoria de imprensa da SVB Participações, proprietária do terreno. Depois da aprovação da Câmara, o projeto segue os trâmites normais: voltará para o Executivo, e será feito um Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU). Mas não há datas para essas decisões.

- O Pontal do Estaleiro dará uma condição nova para a paisagem de Porto Alegre. Com o museu e o shopping, criará a zona mais moderna da cidade - opina o arquiteto responsável pelo projeto, Jorge Debiagi.

Fonte: ZH Zona Sul

Nenhum comentário: