sexta-feira, 2 de maio de 2008

ZH Zona Sul (02/05/2008) - Zona Sul se organiza por melhorias

Os moradores da Zona Sul estão se mobilizando para cobrar do poder público o cumprimento de suas responsabilidades. Melhorias em saúde, segurança e transporte são as principais reivindicações.

No dia 11 de abril, alguns moradores se reuniram com o secretário-adjunto da Segurança Pública do Estado, Dagoberto Albernaz Garcia, para debater a violência na região. Até a segunda semana de maio, deve ser marcado um novo encontro, quando será entregue ao secretário um relatório com as ocorrências mais freqüentes, para que a polícia elabore o mapeamento dos crimes. Também está previsto o agendamento de uma audiência pública sobre o tema.

Para arrecadar as ocorrências, o morador do Guarujá José Paulo de Oliveira Barros está percorrendo escolas, igrejas e associações de bairro. Os relatos também podem ser encaminhados pela internet, no site www.josepaulobarros.net. Conforme Barros, a maioria dos relatos recebidos se referem a assaltos, arrombamentos, prostituição e tráfico de drogas.

O morador de Ipanema Wilson Martins teve a casa arrombada na véspera do Natal, quando estava no Litoral. Após o incidente, instalou câmeras de vídeo e cortou galhos de árvores em frente à residência para melhorar a visibilidade. Segundo o engenheiro civil, a insegurança aumenta pela presença de prostitutas e travestis na região. Para ele, há relação direta entre prostituição, tráfico de drogas e violência.

- Quando saio para trabalhar, tem camisinhas usadas em frente à minha casa - conta.

Sócios do Clube do Professor Gaúcho, em Ipanema, também são vítimas da violência na região. A presidência do clube informa que assaltos e roubos de veículos são comuns a partir do anoitecer, por isso, tem disponibilizado uma van que leva os sócios até paradas de ônibus mais seguras.

Embora seja tema recorrente, a segurança é apenas uma das demandas dos moradores da Zona Sul. No dia 13 de maio será realizada, na Casa Paroquial da Igreja da Vila Assunção, uma audiência pública para tratar de serviços prestados pela prefeitura. O evento terá participação de moradores da Vila Assunção e representantes de órgãos municipais. Serão abordados assuntos como a falta de policiamento, trânsito nas avenidas Diário de Notícias, Pereira Passos e Guaíba, transporte coletivo, análise do Plano Diretor, manutenção de praças e áreas públicas, como a orla, coleta seletiva do lixo e melhorias nas redes de esgoto cloacal e pluvial.

Participe
O que: audiência pública sobre questões gerais da Zona Sul, como segurança, transporte e qualificação da orla
Quando: 13 de maio, às 19h
Onde: Casa Paroquial da Igrejinha da Vila Assunção

Nenhum comentário: