sexta-feira, 2 de maio de 2008

ZH Zona Sul (02/05/2008) - Orla sem Timbuka: e agora?

Sem o bar, comunidade quer definição sobre destino da área

Cumprida a demolição do Timbuka, moradores agora cobram da prefeitura uma definição sobre o destino da área onde ficava o bar. A possibilidade de construção de um novo estabelecimento foi descartada pelo secretário municipal do Planejamento, José Fortunati. Em entrevista ao ZH Zona Sul de agosto de 2007, ele afirmou que poderia ser erguido um quiosque na orla. A notícia inquietou a comunidade.

Descartada construção de novo estabelecimento, Fortunati promete que trecho da orla será qualificado a curto prazo

De acordo com o secretário, os moradores contrários a um novo bar podem ficar tranqüilos agora. Ele esclarece que o projeto não prosperou porque não houve consenso dentro do governo sobre a melhor forma de formatá-lo. A revitalização do trecho, explica, será analisada em conjunto com toda a orla, conforme o Relatório Orla - disponível no site www.portoalegre.rs.gov.br/spm. A parte que inclui o local onde estava o Timbuka seria contemplado em uma segunda etapa do projeto, cuja primeira fase trata da área que vai da Usina do Gasômetro à Ponta do Dionísio.

Sem previsão para iniciar a primeira etapa, que depende de um concurso de idéias a ser lançado assim que a prefeitura captar os R$ 250 mil necessários, a segunda fase está ainda mais longe de ser vislumbrada. Enquanto isso, o secretário garante que o local não ficará abandonado:

- Vamos fazer uma intervenção na área, qualificando o passeio.

No dia 22 de abril, a comunidade recebeu representantes da prefeitura. O coordenador do programa Guaíba Vive, Rodrigo da Cunha, destaca que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente trabalhará para atender o desejo da comunidade:

- Eles querem um calçadão, com, no máximo, bancos e equipamentos para ginástica.

Em audiência pública, no dia 13 de maio, entre assuntos gerais, será discutida a revitalização da área (leia mais na página 3).

Eu acho justo a decisão da Justiça, pois a orla deve ser de todos. Todas as construções devem ser retiradas.
Jeferson Martins

Já vai tarde! Timbuka, ponto turístico? Um prédio mal cuidado, onde não era possível sentar sem sentir o cheiro da maconha?
Sandra Vanoni

Eu e meus irmãos vivemos nossa adolescência no bar. Ficará uma grande saudade. Ao Sergio, força!
Thais Brzezinski

O Timbuka representa uma juventude que cresceu ali. Fiz parte de uma turma que ia ali curtir um fim de tarde, sem drogas.
Juliana Bauermann

"Ainda estou triste porque criei laços com aquele pessoal. No Timbuka Pub, em Ipanema, a estrutura é maior, mas não é acessível a todos que iam ao Timbuka. Mas estou preparando uma festa, em junho, para reunir todos os timbukeiros."
Sergio Campos, dono do Timbuka

Nenhum comentário: