sábado, 3 de maio de 2008

Zero Hora (03/05/2008) - O futuro da orla sem o Timbuka

Após demolição, comunidade cobra definição sobre destino do local:

Cumprida a demolição do Bar Timbuka, no dia 11 de abril, moradores agora cobram da prefeitura uma definição sobre o destino da área. A possibilidade de construção de um novo estabelecimento foi descartada pelo secretário municipal do Planejamento, José Fortunati.

Em entrevista a Zero Hora, em agosto de 2007, ele chegou a afirmar que poderia ser erguido um quiosque na orla. A notícia inquietou a comunidade, que não quer saber de nada na área, a não ser um espaço para contemplação.

De acordo com o secretário, os moradores contrários a um novo bar podem ficar tranqüilos. Ele esclarece que o projeto não prosperou, porque não houve consenso dentro do governo sobre a melhor forma de formatá-lo.

A revitalização do trecho será analisada em conjunto com toda a orla, conforme o Relatório Orla - disponível no site www.portoalegre.rs.gov.br/spm. A parte que inclui o local onde estava o Timbuka seria contemplada na segunda etapa do projeto, cuja primeira fase trata da área que vai da Usina do Gasômetro à Ponta do Dionísio.

Sem previsão para iniciar a primeira etapa, que deve começar a criar forma assim que a prefeitura captar os R$ 250 mil necessários, a segunda fase está ainda mais longe de ser vislumbrada. Enquanto isso, Fortunati garante que o local não ficará abandonado:

- Vamos fazer uma intervenção na área, qualificando o passeio - diz.

Ainda comemorando as noites de sono tranqüilas, moradores próximos ao local têm receio de que as perturbações voltem, com um novo empreendimento. O coordenador do programa Guaíba Vive, Rodrigo da Cunha, destaca que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente trabalhará para atender ao desejo da comunidade:

- Eles querem um calçadão, com, no máximo, bancos e equipamentos para ginástica. Também não somos favoráveis a outro bar. - destaca.

Em audiência pública, no próximo dia 13, a revitalização da área entrará em discussão.

MARCELA DONINI: marcela.donini@zerohora.com.br





Nenhum comentário: