A comunidade da Vila Guaíba comemorou em 20 de dezembro de 2005, a inauguração da nova sede da Creche Comunitária Capela Navegantes, na Vila Assunção, Zona Sul. A iniciativa foi resultado de parceria entre ABENSA, Ministério Publico, Governo do Estado, Empresa Capa Engenharia, Prefeitura e a comunidade da Vila Assunção.
A Sra. Esther Papa de Terburg, que foi a grande batalhadora da reforma da Creche Comunitária Capela dos Navegantes nos conta a história desta vitória para a cidadania em Porto Alegre:
“Em 2001-2002, a creche estava fadada a ser fechada por falta de condições na parte física do prédio, indo o processo parar no Ministério Público, nas mãos do Promotor Dr. Miguel Granato Velásquez. Além de nos dar um voto de confiança, o Dr. Miguel passou a ser um dedicado colaborador para que a creche conseguisse um terreno para construção do prédio que oferecesse boas condições para as crianças.
A partir deste momento, passamos a bater de porta em porta à procura de apoios para conseguirmos o espaço do DAER. O Dr. Miguel, do Gabinete da Primeira–Dama Claúdia Rigotto, o Eng. Roberto Niederauer e o Sr. João Jorge da Silva, diretores do DAER, e vereadorado Sofia Cavedon, na época secretária da SMED foram os que abriram as portas. Nesta caminhada estava sempre junto a coordenadora da creche Nilciomara Silveira, grande parceira.
Estando de posse da autorização de uso de uma parte do terreno do DAER, como construir?
Aí vem a maior, pois num domingo, num semáfaro, recebi um folder de propaganda da CAPA Engenharia e li nele sobre um projeto de Responsabilidade Social. Chegando em casa entrei no site, conheci a sua programação e no dia seguinte mandei um projeto nosso da necessidade do prédio. Meses depois, de muita marcação, recebemos a notícia de escolha do nosso projeto.
Mas, mas, sempre tem um mas, precisávamos da liberação do projeto da CAPA pela Smov e companhia limitada, surgindo empecilho por ser o terreno 30 metros do rio, que é proibida a construção. Aí entrou o bendito conselho do vereador Beto Moesh, construir não pode, mas reformar pode. Como tinha um prédio muito velho no terreno, foi reformado totalmente pela CAPA.
E entrando o Gabinete da primeira–dama Isabela Fogaça batalhando com rapidez a liberação do projeto foi inaugurada a Escola de Educação Infantil Capela Navegantes, para crianças de famílias de baixa renda.
É sua mantenedora a ABENSA, Associação Beneficente Nossa Senhora da Assunção, associação formada pela comunidade paroquiana da Paróquia Nossa Senhora da Assunção e moradores do bairro Vila Assunção.
A partir de 2005, assumiu a presidência da ABENSA, a nutricionista voluntária desde a sua fundação Vera Vogel Grijó, tendo também sido presidente de uma gestão, trabalhando com muita garra, firmeza, dando a creche, hoje chamada de escola infantil de alta qualidade em todos os setores, contribuindo assim com o bem-estar das crianças que ali se encontram.”
A Sra. Esther Papa de Terburg nos orgulha a todos na Assunção, nos orgulha por seu pelo seu trabalho, mas também como ela própria diz: “confesso que sim e muito, como também sou orgulhosa de um casamento de 41 anos com Carlos, com meu casal de filhos, nora e genro, como também orgulhosa dos meus cachorros falecidos e os vivos também. E um pouco de gás ainda, para iniciar desde o começo uma nova caminhada , agora direcionada a Terceira Idade. Vamos ver ...” completa ela.
Leia mais ...
quarta-feira, 21 de dezembro de 2005
Esther Papa de Terberg conta a história da Creche da Capela dos Navegantes na Vila Assunçao
Inaugurada Creche Comunitária na Vila Assunção
21/12/2005
Foto: Ivo Gonçalves / PMPA
Fogaça e Isabela inauguram Creche Comunitária Capela Navegantes
Prefeito inaugura creche comunitária na Zona Sul da Capital
A comunidade da Vila Guaíba comemorou a inauguração da nova sede da Creche Comunitária Capela Navegantes, na Vila Assunção, Zona Sul, na tarde de ontem. A iniciativa é resultado de parceria entre Prefeitura, Governo do Estado, empresa Capa Engenharia e a comunidade da Vila Guaíba. O prefeito José Fogaça e a primeira-dama Isabela participaram da cerimônia de inauguração do prédio que irá abrigar 50 crianças da região.
O engenheiro Carlos Alberto Schettert, abriu a cerimônia e anunciou o nome de todas as empresas que contribuíram na construção do prédio. Schettert observou que a realização do projeto só foi possível pela colaboração de todos os parceiros envolvidos e destacou a participação da Prefeitura, por intermédio do gabinete da primeira-dama, que garantiu a aprovação e a liberação do projeto nos órgãos municipais. Conforme o empresário, a creche foi construída em terreno doado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e totalmente financiada pela Capa, com o custo total de R$ 265 mil. Instalada há 12 anos no salão paroquial da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, a creche atende atualmente 25 crianças da Vila Guaíba e comunidades do entorno irá duplicar seu espaço de 100 para 277 metros quadrados.
A presidente da Associação Beneficente Nossa Senhora de Assunção (Abensa), responsável pela administração da creche, Esther Papa Terburger, também falou sobre a atuação do poder público municipal e citou as 13 secretarias de governo envolvidas no processo. Para a presidente da Associação de Moradores da Vila Guaíba, Nilciomara da Silveira, o novo espaço vai trazer mudanças na vida dos moradores. "Uma grande rede de solidariedade se formou. Foi um maravilhoso presente de Natal para a comunidade", disse ela.
Fogaça observou a integração entre os setores público e privado e as comunidades da Capital em benefício da população carente e explicou que a participação da Prefeitura se deu pela criação de um comitê gestor que trabalhou de forma concentrada e atuante, envolvendo mais de 10 secretarias municipais, para a produção de resultados rápidos e eficientes. "O que tivemos aqui foi um conjunto de ações, energias e vontades articuladas que derrubaram os obstáculos da burocracia e garantiram o atendimento a quem precisa", afirmou.
Conforme o prefeito, por intermédio do gabinete da primeira-dama, a Prefeitura irá concluir outras 35 creches, aprovadas no Plano de Investimentos do Orçamento Participativo de 2001 a 2004. Fogaça observou ainda a necessidade da ampliação dos convênios da instituição com a administração municipal. Administrada pela Abensa, a creche é mantida por convênios com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Banco de Alimentos.
Ainda durante a cerimônia, Fogaça entregou à presidente da Abensa, o certificado de conclusão da obra, o Habite-se, expedido pela Secretaria Municipal de Obras e Viação. Ao término da inauguração, as crianças assistidas pela creche realizaram uma apresentação musical com canções natalinas e todos acompanharam a bênção ecumênica do pároco da Igreja Nossa Senhora da Assunção, Clóvis Quadros.
Também participaram do ato, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude, Promotor de Justiça, Miguel Velásquez, o diretor administrativo do DAER, Adroaldo Konzatti e a secretaria municipal de Educação, Marilú Medeiros.
Leia mais ...