terça-feira, 5 de agosto de 2008

Correio do Povo (05/08/2008) - Proposta a construção de 6 prédios na orla

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 5 DE AGOSTO DE 2008

Proposta a construção de 6 prédios na orla


Um prédio comercial com 195 conjuntos, outro tipo flat, com 90 unidades e quatro prédios residenciais com cerca de 40 metros de altura, 13 pavimentos e 216 apartamentos estão previstos no projeto Pontal do Estaleiro, que será apresentado em audiência pública, amanhã, no Plenário Otávio Rocha, da Câmara da Capital. A discussão foi proposta pelo Clube de Mães do Cristal.
Comparecer positivo das comissões de Economia e Finanças e de Constituição e Justiça, o projeto apresentado por um grupo de vereadores altera a lei complementar 470/2002, a qual estabelece que a área do Estaleiro Só, na orla do Guaíba, é para ações de interesse cultural, turístico e paisagístico, estando vedadas construções para habitação, comércio atacadista e indústria. A matéria poderá ir a plenário sem passar pela Comissão de Urbanismo, Transporte e Habitação por tramitar há mais de 30 dias no Legislativo.
Autor do projeto encomendado pelo grupo gaúcho BM PAR, o arquiteto Jorge Debiagi garante que a cidade sairá ganhando com o empreendimento em área de mais de 60 mil metros quadrados adquirida em leilão da massa falida do Estaleiro Só. De acordo com ele, o investimento previsto de R$ 150 milhões inclui a construção de marina, ciclovia, rua ligando as avenidas Padre Cacique e Diário de Notícias e revitalização do píer com construção de restaurante e bares, permitindo acesso público ao espaço revitalizado.
A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural alertará, na audiência, que a aprovação do projeto dará início à 'privatização' da orla. 'Vamos deixar que isso aconteça?', questionou Sandra Jussara Ribeiro, vice-presidente da entidade. O arquiteto Nestor Nadruz citou que a área vizinha terá o Barra Shopping, também com torres, intensificando o trânsito.

REPRODUÇÃO / CP

Área de 60 mil metros quadrados foi adquirida da massa falida do Estaleiro Só

Nenhum comentário: