sexta-feira, 30 de maio de 2008

ZH Zona Sul (30/05/08): Expansão cultural

O eixo cultural da Capital se expandirá para a Zona Sul. A previsão é da professora Susana Gastal, dos cursos de Turismo da PUCRS e da Universidade de Caxias do Sul, a partir da abertura do prédio da Fundação Iberê Camargo, neste sábado (leia mais na página 9). Para ela, o museu dá início a um avanço, e chamará novos empreendimentos culturais para o entorno.

- Quando um público começa a ter um certo tipo de oferta cultural, ele quer mais. Se for a um cinema, vai querer ir a um restaurante bacana - prevê Susana.

Até os anos 30, os centros culturais de Porto Alegre se localizavam apenas no Centro. Mais tarde, cinemas abriram nos bairros, próximos ao final das linhas do bonde. Após a consolidação desse perfil na Av. Independência, a partir da década de 1970, e no Moinhos de Vento, um novo núcleo surgiu na região do Shopping Iguatemi. Enquanto isso, desde o fechamento do cinema Gioconda, em 1972, a Zona Sul teve reforçado seu caráter residencial. O museu que será a nova atração da cidade muda essa história. Para ela, a Tristeza rapidamente se sofisticará em termos de serviços, por exemplo.

Fonte: ZH Zona Sul

Nenhum comentário: