sexta-feira, 4 de abril de 2008

ZH Zona Sul (04/04/2008) - Um bairro na rede - Moradores da Vila Assunção apostam na internet para debater sobre a região com mais eficiência

Hora marcada para discutir os rumos do bairro, dezenas de pessoas aglomeradas em uma sala e muita gritaria. Esses comportamentos são facilmente identificados em uma reunião de moradores, mas na Vila Assunção os encontros são diferentes. Seguindo a tendência dos grupos de discussão mais organizados do mundo, os moradores do bairro decidiram apostar em uma rede virtual para debater as carências e potencialidades da região. Hoje, o grupo conta com ferramenta para troca de informações no Google, um blog e uma comunidade no site de relacionamentos Orkut.

Acima da esquerda para direita: Aline (Bororó), Sílvia (Cariri), Marcelo (Maracá), Márcia (Maracá), abaixo: Roth (Cariri), Carmen (Coroados) e Löff (Pareci).

A idéia surgiu para preencher uma lacuna na Vila Assunção: a falta de uma associação de moradores. Como a maioria das pessoas envolvidas com o bairro sabia lidar com o computador, os assuntos eram discutidos somente via e-mail. Mas foi a partir da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, realizada em fevereiro, em Porto Alegre, que os rumos do grupo mudaram.

Formado em Engenharia de Software, Marcelo Neubauer da Costa, 49 anos, foi um espectador cativo do evento. Atento às questões do bairro, não teve dúvidas de que as soluções para as carências dos moradores poderiam ser buscadas de forma mais prática no ambiente virtual.

O trabalho de mobilização da comunidade, feito com a ajuda de muitos cliques no mouse, já começa a dar resultado. Atualmente, o grupo conta com 25 membros cadastrados e mantém contatos diários pela internet.

"O objetivo do nosso grupo de moradores da Vila Assunção é mobilizar outros residentes no bairro por meio de ferramentas da internet, como blogs, grupos de discussão para troca de mensagens e comunidades, visando que mais pessoas participem efetivamente na resolução dos problemas do dia-a-dia. A necessidade de fazer que uma minoria de pessoas passe a ser uma grande maioria de moradores preocupados e ativos na busca de solução de temas como segurança e preservação do ambiente, dentre outros, eclodiu com a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, em fevereiro, quando o escritor americano Steve Johnson mostrou o que estava ocorrendo em Manhattan. Lá, as pessoas, a partir de redes na internet, começaram a encontrar soluções coletivas para problemas que pareciam ser individuais.

O mecanismo de Governança Local, desenvolvido atualmente pela prefeitura de Porto Alegre, pelo qual se busca o capital social pela união de esforços de governo, comunidade, iniciativa privada e ONGs, também é uma idéia que se procura expandir.

Tentando resolver o problema da segurança e dos carroceiros no bairro, a rede virtual está desenvolvendo um projeto para captar todo o lixo reciclável produzido na Assunção, não deixando-o na rua. A renda da venda destes materiais deve ser direcionada para melhorias como a instalação de câmeras de vigilância e a contratação de seguranças."

A importância das redes virtuais:
O desenvolvimento de redes virtuais foi um dos temas mais debatidos na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, realizada em fevereiro, na Capital. Além do jornalista e escritor americano Steven Johnson, que estimulou Marcelo a desenvolver a rede na Vila Assunção, outros especialistas destacaram a importância das relações via internet nos bairros. O economista espanhol David de Ugarte afirmou no evento que as informações das discussões nos bairros devem servir de subsídio para as ações dos governantes.

Links da vizinhança virtual

Apesar de ser uma rede virtual criada para discutir os rumos de um só bairro, as páginas desenvolvidas pelo grupo de moradores da Vila Assunção estão ao alcance de qualquer pessoa. Segundo o idealizador Marcelo Costa, o projeto não tem só o objetivo de integrar os moradores em torno da Vila Assunção, mas também busca mostrar para toda a sociedade que é possível e viável construir novas formas de comunicação em grupo. Conheça as ferramentas da rede de vizinhança virtual da Vila Assunção:

Grupo para troca de informações no Google
- É um serviço que possibilita a troca de informações entre diversas pessoas ao mesmo tempo. Segundo os idealizadores da rede virtual da Assunção, é a reunião de moradores pela internet. Hoje, o grupo conta com 21 membros. Para participar dos debates é necessário fazer um breve cadastro.
Link: http://groups.google.com.br/group/vilaassuncao
- Blog
Página que contém diversas informações e fotos da Vila Assunção, além da agenda do grupo. Os usuários podem deixar sugestões e comentários sobre cada texto publicado no site.
Link: http://vilaassuncao.blogspot.com
- Comunidade no Orkut
Por ser o projeto mais recente do grupo, ainda não conta com muitos membros, mas nasceu com a finalidade de divulgar a rede virtual da Assunção para um número maior de pessoas, aproveitando a abrangência do site de relacionamentos Orkut
Link: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45342296

A participação de todos é muito importante para melhorarmos a qualidade de vida em nosso bairro.

Para acessar o blog: http://vilaassuncao.blogspot.com (Notícias, informações, reuniões, agenda de eventos)
Para receber e enviar mensagens: http://groups.google.com.br/group/vilaassuncao

Nenhum comentário: