sábado, 1 de março de 2008

Um pouco sobre o bairro Vila Assunção

Vila Assunção é um bairro da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959. É considerada a primeira praia balneária da cidade de Porto Alegre e sendo procurada a partir da década de 1940.


Sua mais importante avenida é a Pereira Passos, que antes não passava de um estreito caminho de acesso ao interior da chácara de José Joaquim Assunção, que deu o nome ao bairro. O proprietário tentou instalar em suas terras uma destilaria de álcool, mas nunca chegou a finalizar a construção de suas instalações, por causa de desentendimentos com as autoridades.

Em 1918 José Assunção faleceu e, em 1937, a viúva, dona Felisbina, fez um acordo com uma empresa Di Primo Beck, que urbanizou a região, calçando, canalizando a água e puxando a luz, e reservando uma fatia deste loteamento para uso da viúva. Suas ruas fazem referência aos tupi-guaranis, primeiros moradores dessas terras.

É um bairro pitoresco, com paisagens bucólicas e que desenvolveu vida própria por estar afastado do centro comercial de Porto Alegre. Exclusivamente residencial, possui belas construções e é banhado em seus limites pelo estuário do Guaíba.

Limita-se pela foz do Arroio Cavalhada seguindo sempre a divisa das águas do rio Guaíba até encontrar a Av. Copacabana; desta até a esquina com a Av. Wenceslau Escobar; desta até a Rua Dr. Castro de Menezes; desta e seu prolongamento por uma linha reta e seca até a foz do Arroio Cavalhada. Está situado na Zona Sul de Porto Alegre, é circunvizinho aos bairros Tristeza e Vila Conceição.

Nenhum comentário: