domingo, 16 de dezembro de 2007

ZH Zona Sul (16/12/2007) - Vila Assunção se une por segurança

A ocorrência de roubos na Vila Assunção recentemente motivou os moradores a fazer algo que, agora, eles admitem que deveriam ter feito há mais tempo: unirem-se. Amedrontados por dois arrombamentos em residências e o assalto em um supermercado em menos de duas semanas, eles decidiram marcar uma reunião com a comunidade e representantes da polícia para discutir como garantir mais segurança à região. Organizado em dois dias, o encontro foi um sucesso na opinião dos moradores. Mais de 60 pessoas compareceram.

Representando a polícia, estiveram presentes no Clube de Mães da Vila Assunção o major da reserva da Brigada Militar, Julio Cesar Araújo Peres e o tenente Alvani, da 5ª Cia do 1º BPM. Professor do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, o major Peres deu dicas de prevenção e discursou sobre a importância da união dos vizinhos. Para o comandante da 5ª Cia do 1º BPM, major Marco Antônio Oliveira Quevedo, a mobilização é legítima. Mas ele ressalta que o assalto no final de novembro no supermercado Nacional, localizado na Wenceslau Escobar, foi um evento isolado.

Morador da Rua Cariri, José Augusto Roth é um dos membros da nova comissão. Ele considerou a reunião um primeiro passo para a união da vizinhança e ressalta a necessidade de a comunidade ter um canal direto com a polícia e de estar sempre alerta.

Ação necessária
"A reunião contou com a presença de dois representantes da polícia que falaram sobre prevenção. Boa parte do que disseram, a Vila Assunção faz há anos. Estamos em busca de coisas reais, como as rondas que sugerimos. Eles nos disseram que o efetivo da Brigada Militar vem diminuindo, e foi importante saber das condições em que eles trabalham, com pouco pessoal, viaturas estragadas etc. Descobri que, às vezes, só tem dois policiais para os bairros Assunção, Tristeza, Camaquã e Conceição. A Zona Sul está abandonada. Formamos uma comissão a fim de nos organizarmos para, seguindo os conselhos dos policiais, cobrar medidas de segurança. Contamos com a solidariedade dos vizinhos."

Cristina Lisboa, presidente do Clube de Mães da Vila Assunção

Nenhum comentário: